Quando falam em cirurgia bariátrica, você deve logo imaginar que o procedimento é a primeira opção para quem sofre de sobrepeso ou obesidade, certo?
Na realidade, a bariátrica é a última ponta de um longo processo para tentar ajudar o paciente a equilibrar o seu organismo, e consequentemente o seu peso. Conheça outros métodos de controle do peso que podem surtir resultados, antes de se cogitar a bariátrica:
-Tratamento clínico: muitas vezes, o tratamento convencional com mudanças comportamentais na alimentação, atividades físicas e reeducação alimentar já auxiliam na redução do peso, junto a um acompanhamento multidisciplinar.
-Balão Intragástrico: é um dispositivo colocado endoscopicamente no estômago do paciente. Ao insuflá-lo, ocupa parte do volume estomacal, gerando maior sensação de saciabilidade, reduzindo a quantidade de alimentos ingeridos.
-Endosutura gástrica: outro procedimento realizado via endoscópio, a endosutura realiza a redução do tamanho do estômago, sem a necessidade de uma cirurgia invasiva, como a bariátrica. É uma ótima alternativa a pacientes de obesidade grau 1.
Para fazer a bariátrica, além do Índice de Massa Corporal, o IMC, outro importante fator é que o paciente tenha passado por outros tratamentos anteriormente, sem conquistar resultados satisfatórios por no mínimo 2 anos.
Somente aí, após uma extensa bateria de exames e avaliações médicas de diferentes especialidades, é que o paciente irá saber se ele pode, ou não, fazer a bariátrica.
Precisa de ajuda para reencontrar o equilíbrio da sua saúde? Agende uma consulta com a nossa equipe!