Saúde mental influencia, sim, diretamente no seu peso. Questões de transtornos psicológicos afetam a rotina do indivíduo de modo que estimule os maus hábitos. Por consequência, o desenvolvimento da obesidade e de problemas relacionados, se tornam uma realidade.
Isso porque, depressão, ansiedade, estresse descontrolado, acabam afetando o funcionamento do organismo. O paciente entra num ciclo de culpabilidade nas suas atitudes, terminando sempre no retorno aos hábitos que provocam os problemas de saúde físico.
Ao “notar” que seus esforços não dão os resultados esperados, tais como dietas restritivas, um período de tentativa de prática de exercícios, tudo sem supervisão e acompanhamento médico, a frustração acaba se voltando para o sedentarismo, má alimentação e outras ações danosas.
É por isso que o tratamento da obesidade envolve a presença de profissionais psicólogos, a fim de compreender e corrigir esses padrões de comportamento, além de estimular e motivar a adoção de novos hábitos saudáveis durante o tratamento.
O conteúdo foi útil para você? Então agende sua consulta!