O nosso sistema endócrino é o responsável pela produção dos hormônios que ajudam nosso corpo a regular funções de órgãos importantes, e ainda controlam o metabolismo, crescimento e sexualidade.
Quando o sistema endócrino é afetado e há excesso ou falta de hormônios, pode levar à obesidade. Por outro lado, o excesso de gordura corporal também pode levar a desequilíbrios hormonais. Confira algumas das principais relações da obesidade com as alterações hormonais:
- Obesidade e hormônios da tireoide – A tireoide é a glândula responsável pela regulação de temperatura, gasto de energia e metabolismo do corpo. As alterações nos hormônios da tireoide são consideradas fatores de risco para o sobrepeso e a obesidade. Um exemplo é o hipotireoidismo, a queda da produção desses hormônios, e contribui para o ganho de peso.
- Obesidade e hormônios sexuais – em homens obesos há uma drástica redução na produção de testosterona e redução no número de espermatozoides. Nas mulheres também observamos infertilidade causada pela obesidade.
Tem alguma dúvida? Entre em contato e agende a sua consulta!