O desenvolvimento do câncer conta com diversos fatores de risco, desde a genética até questões comportamentais e aspectos externos. Mas o INCA, Instituto Nacional do Câncer, tem um alerta em relação ao crescente número de casos de câncer sob um fator específico: o sobrepeso.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 13 em cada 100 casos de câncer no nosso país são atribuídos ao sobrepeso e à obesidade. Nos últimos dez anos, a prevalência de excesso de peso corporal na população adulta aumentou de 42,6%, em 2006, para 53,8%, em 2016 – ou seja, mais da metade dos adultos brasileiros está acima do peso.
A Agência Internacional para Pesquisa em Câncer, da OMS, comprovam que o excesso de gordura corporal representa risco para o desenvolvimento de pelo menos 13 tipos de câncer, como esôfago, estômago, pâncreas, vesícula biliar, fígado, intestino (cólon e reto) e outros.
Portanto, é essencial conscientizar a população sobre a prevenção dessa doença, principalmente quem tem histórico familiar, por meio da adoção de hábitos de vida mais saudáveis e o acompanhamento médico regular por exames.
Compartilhe o post com alguém que precisa dele!