Reeducar nossa alimentação pode ser um grande desafio se não temos nenhum desses hábitos bem estipulados no nosso dia a dia. Mas, com atitudes simples, é possível naturalizar de forma tranquila uma nova rotina alimentar. Confira essas 4 dicas que trouxemos neste post:
- 1. Elaborar uma rotina: é fundamental que você tenha rotina. Seja para se alimentar ou para iniciar a prática de alguma atividade física, é necessário estabelecer horários. Criar um hábito envolve esforço, consistência e perseverança, principalmente, para enfrentar os dias de desânimo.
- 2. Identifique se a sua fome é fome mesmo: existem dois tipos de fome, a física e a emocional. A primeira tem relação com nossas necessidades fisiológicas de reposição de energia e da nossa nutrição, enquanto a emocional, como o nome sugere, surge a partir de uma necessidade de apartar um sentimento que esteja engatilhando a vontade de comer, como estresse, tristeza, ansiedade, e assim por diante. Compreender essa diferença, ajuda bastante na aplicação de uma nova rotina alimentar.
- 3. Opte por lanches mais saudáveis: quando a fome aparecer em horários entre as refeições, o ideal é escolher opções mais saudáveis. Substitua o biscoito de farinha branca e rico em açúcar por uma fruta, algumas oleaginosas, iogurte natural, por exemplo.
- 4. Cozinhe e congele suas refeições: preparar as próprias refeições muda sua relação com a comida, afinal você sabe o que está comendo, economiza e pode priorizar alimentos mais saudáveis. Na correria do dia a dia, nem sempre é prático e possível cozinhar diariamente. Assim, uma boa opção é congelar as porções, dessa forma dá para comer muito bem sem abrir mão do sabor, dos nutrientes e da facilidade.
O conteúdo foi útil para você? Então agende sua consulta!